20 de fevereiro de 2011

Marketing Aplicado na Gestão de Cidades - Parte II



No artigo anterior introduzi a ciência do Marketing na Gestão de Cidades com  o objetivo de criar uma cadeia de valores nos serviços e aumentar a eficiência nas secretarias enxergando-as como unidades de negócios.
A proposta deste artigo e coluna não é um aprofundamento técnico da ciência, mas uma reflexão didática e simples desmistificando os mitos de que Marketing significa Propaganda e só se aplica na iniciativa privada.

Pois bem, para abordarmos táticas e estratégias devemos pensar na prestação do serviço público ou secretarias como "produtos" onde precisa-se vender, conquistar clientes, fidelizar e manter um relacionamento duradouro.
O responsável pela pasta é o responsável por este (lucro) = reconhecimento e bem estar da população.

Estratégias de Marketing. Pensando como o Gerente do Serviço.

  1. Qual a missão e visão da secretaria?
  2. Como é o ambiente interno (recursos humanos, financeiros, política e capacidade) ? E o externo (problemas, desafios, oportunidades, ameaças) ?
  3. Qual ou quais são os objetivos da secretaria e/ou pasta?
  4. Estatísticas e pesquisas
  5. Estratégia de marketing para alcançar os objetivos (Idéias e soluções)
  6. Definindo o: (serviço, público-alvo, diferencial e o valor "percebido"); Pontos/Locais; Como distribuir ou entregar o serviço; Promoção (Comunicar, informar, divulgar, educar e relacionamento); Pessoas (Perfil, orientação e time); Processos e Evidências Físicas.
  7. Orçamento
  8. Métricas de mensuração e ROI (Retorno sobre este investimento)
Observando assim parece fácil, mas logo vemos que se fosse fácil assim já teria-se feito.
Duas das grandes dificuldades da administração pública são: "hierarquia" (interesses políticos e organograma) e "cargos de confiança" (Não existe requisitos de instruções para os cargos. Pode ser técnicos ou não).

Mas não vamos entrar neste mérito agora.

A questão é que com a aplicação do marketing na gestão das cidades, ajuda-se a promover a cidade, a economia e comércio, o turismo local, investimentos, esportes, entretenimentos e principalmente referencial e relacionamento mensurado e direto com a população.

Acredito que com o voto distrital ajude a organizar melhor este pensamento e aproximar a população para com os gestores e políticos responsáveis na administração das cidades. Ficará mais claro e perceptível quem é o responsável, por que fez ou não, o nível do serviço e o "lucro".

Hoje os governos dos estados e prefeituras investem rios de dinheiro em assessorias de imprensa e agências de publicidade onde miram mais de 80% na comunicação visual para sinalizar que partido ou político fez.

Mas do que adianta ter agências de publicidade se não existe de fato gerentes de serviços (marketing)  dentro das secretarias?

É o mesmo que pedir um desenho há um cego, pedir sua explicação e mostrar isso na tv, rádios, outdoors etc..

Enfim, temos que avançar no passo da gestão na administração pública. Eliminar o câncer da troca de favores e amizades e profissionalizar a máquina pública. Este será um grande passo para a virada política.


Maurílio Santos Jr
contato@mauriliosantosjr.com.br
www.mauriliosantosjr.com.br

Um comentário:

  1. Bom dia a todos,

    Olá Mauricio, concordo plenamente com você em seu último paragráfo.

    Existe muita troca de favores que impossibilitam que a máquina pública ande como deveria.

    Ainda têm muita gordura nos processos que precisa ser queimada, a gestão pública precisa urgente de uma reforma. Iniciativas e projetos como esse blog podem ajudar a mostrar a realidade por trás da administração pública e abrir os olhos dos leitores.

    No ano que vem teremos uma nova eleição!!! Preparem-se.

    Parabéns pelo post.

    Equipe Qualidade de Vida no Trabalho
    http://qvtfespsp.blogspot.com/

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