12 de fevereiro de 2011

Marketing Aplicado na Gestão de Cidades - Parte I


A Gestão de uma cidade ou município é composta por pastas e/ou departamentos no que se diz respeito a todo complexo que influi na vida dos cidadãos diretamente ou indiretamente.
Entre elas podemos destacar: Educação, Saúde, Esportes, Turismo, Cultura, Infra-Estrutura, Saneamento, Segurança entre outros.
O gestor público eleito pelo voto direto tem como meta, resultados concretos sobre o melhoramento da vida das pessoas.
Cabe a este prefeito ou governador o papel de promover o bem comum e possibilitar condições para o auto-desenvolvimento e independência dos indivíduos e da própria cidade.
Além disso, desenvolver e potencializar sua vocação econômica.
O investimento para estes benefícios vem do recolhimento dos impostos e taxas. Através destes tributos é possível concretizar projetos e obras.
A partir desta visão de "empresa" chamada Cidade, qual o papel do marketing sobre este negócio?

Com toda certeza, eu diria que se estas pastas fossem vistas como unidades de negócios frente há um mercado competitivo igual na iniciativa privada, tería-se mais estímulos para os resultados.
Oras, como pode-se ter concorrência entre cidades e departamentos?
Não pode, existe de fato.
A saúde naquela cidade (x) é melhor do que a cidade (y); as estradas da cidade (x) são melhores do que a cidade (y) e assim vai ...

Como se ganha esta competição?
A cidade que recrutar os melhores profissionais, gerir melhor seus recursos e dar lucro. O lucro é o bem estar e aprovação dos moradores e contribuintes.

Toda competição gera inovação, renovação, busca pela excelência, eficácia, comprometimento e dedicação.

E a quem cabe julgar e mensurar esta competição é o Ministério das cidades.

A estratégia de marketing é fundamental na gestão das cidades pois, o papel não é apenas poluir a cidades com propagandas dizendo que se foi feito ou foi fulano que fez, mas traçar estratégias de serviços de modo a trazer resultados, informação, orientação, educação, inovação e valor percebido para o cliente final, ou seja, os cidadãos.

Qual o valor percebido de um hospital ? Estrada ? Escola ? Centro Cultural ? Serviço de limpeza de rua ? Bancos Públicos?

Qual diferenciação sobre os serviços? E a qualidade ?
Como fazer os cidadãos reconhecerem isto e ter certeza da "compra" do serviço?

Iremos discutir na Parte II do Artigo. Estratégias e Aplicação de Marketing de Serviços e Produtos sobre os serviços e obras públicas.

Maurílio Santos Jr
contato@mauriliosantosjr.com.br

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