20 de novembro de 2010

Ideologia eu quero uma pra viver !

Quarta-Feira estive no lançamento do livro de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) "Por que participar da política?" e antes ele fez uma introdução interessante que me levou a fazer uma reflexão.

Em 2002 nas eleições presidenciais, o atual presidente Luis Inácio Lula da Silva não queria mais disputar o pleito para não ficar com fama de perdedor e além disso, ele achava que deveria dar a oportunidade para os outros membros que desejavam concorrer também.
Plínio ainda no PT disse o seguinte:
- Nós sabemos que não temos chance de ganhar esta eleição presidencial mais uma vez, e também você deve disputar novamente pois, é uma figura que foi preparada pelo partido para este nível nacional, os outros são conhecidos localmente.
Mas nesta eleição você vai usar o tempo e espaço para falar sobre o Socialismo e a nossa ideologia.

Outra ala do PT dizia que o partido precisava de um marketeiro e venceu esta ideia.
Fora contratado o profissional e o resultado disso foi que o Lula foi eleito.

Esta ala esnobou o Plínio dizendo: - Está vendo? Agora com o marketeiro nós ganhamos!

Então Plínio respondeu: - Nós ganhamos! Mas não levamos! Agora seremos reféns do que o marketeiro montou para ganharmos a eleição e não levaremos mais adiante o nosso ideal.

Plínio nos trás a reflexão de que os sistemas econômicos e de ordem social não podem ser assumidos abertamente assim mostrando a sua essência e que os partidos principais escondem suas intenções ideológicas na íntegra. O que existe agora é uma estratégia pontual de ganho e manutenção de poder de acordo com o que os marketeiros julgam o que ativa o eleitorado.

Hoje a ação pontual de marketing é a criação do valor do populismo. Talvez com o fenômeno Marina Silva hoje, fará com que daqui há 4 anos, o valor "verde" seja a chave da vitória.

Reparem capitalismo, socialismo, neo-liberal, liberal, centro...o povo não leva mais até por que não acreditam em nenhum e tão pouco conhecem profundamente. O povo leva agora a crença da necessidade do momento e moeda de troca pontual.

Pra finalizar, ele disse:
- A próxima eleição será diferente, nós temos agora a ferramenta democrática gratuita de mídia e expressão em massa. o Twitter.

Este será o tema do próximo artigo.




Maurílio Santos Jr
contato@mauriliosantosjr.com.br

Um comentário:

  1. Na última eleição presidencial, os meios de comunicação de massa comandados pelos setores mais reacionários da burguesia, ao perceber que não prosperava a candidatura Marina Silva — tão bem-intencionada, coitadinha, apesar do acólito empresário suspeitamente biografado pala “Piauí” e apesar da matriz supersticioso-religiosa de seu discurso —, resolveram dar espaço para a arengada pseudorradical do candidato do Psol, na frustrada tentativa de roubar votos de Dilma pela esquerda. Será que isso dá ao Plínio o direito de reinventar a história?

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