28 de novembro de 2010

A Democracia Virtual

Um dos maiores fenômenos hoje na internet são as redes sociais.
Esta rede de contatos é capaz de conectar pessoas e como um vírus espalhar informações, idéias e pensamentos com muita facilidade.
Redes como Facebook, Orkut, Twitter, Linkedin e Youtube possuem um poder especial nas mãos, ou seja, a democratização do tempo, propaganda e informações gratuitamente em massa.

Os canais de mídia em massa em especial TV e Rádio estão nas mãos de 5 famílias que atuam de acordo com seus interesses políticos e econômicos, além disso, a produção e veiculação neles são muito caros. São para poucos.
Não dá para haver igualdade onde o sistema de competição é desigual.
A internet hoje e nas próximas eleições será o principal veículo da democracia e oportunidade de os eleitores conhecerem seus candidatos e projetos.
O Twitter hoje é uma das principais ferramentas, pois ele em 140 caracteres agiliza e torna a comunicação mais rápida e direta em forma de seguidores.

Em 2008 a internet foi decisiva na eleição presidencial dos EUA. Barack Obama mudou os conceitos e regras e criou uma rede multiplicadora de suas idéias e projetos e venceu a eleição neste ano.

No Brasil ainda não difundimos ainda esta cultura, mas acredito que nas próximas eleições será diferente pois, chegou esta hora.
Nas eleições deste ano, o candidato José Serra reuniu 8033 mil seguidores no Twitter e conseguiu criar um relacionamento interessante com os internautas.
No segundo turno Plínio de Arruda Sampaio conseguiu ficar em 1º Lugar no Ranking do TwittCam ao comentar os debates.

Fora Jingles e Paródias lançados no Youtube que viraram hits do momento.

Aproveitando fica aqui uma dica interessante de democracia virtual e exercício da cidadania.

Site http://www.votenaweb.com.br/

Acessem e depois me digam o que a internet causará na politica.

Maurílio Santos Jr
contato@mauriliosantosjr.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário