10 de outubro de 2010

Cargos Eletivos Públicos e suas funções básicas

Ao longo do desenvolvimento deste blog estaremos abordando matérias sobre Gestão Eleitoral, com base nos cargos eletivos públicos de Vereador, Prefeito, Deputado Estadual, Governador, Deputado Federal, Senador e Presidente. Você sabe qual a função de cada um?

Vejamos:

Vereador - Representante do povo no municipio/cidade, com mandato de 4 anos. Com função de legislar e fiscalizar os gastos públicos na esfera municipal, entre outras atribuições.

Prefeito - Chefe do Executivo Municipal, com mandato de 4 anos. Administra o município/cidade e exerce funções políticas, executivas e administrativas, além de defender e representar seu município.

Deputado Estadual - Representante do povo no Estado ou Distrito, com mandato de 4 anos. Com a função de legislar e fiscalizar os gastos públicos na esfera estadual, entre outras atribuições.

Governador - Chefe do Executivo Estadual, com mandato de 4 anos. Administra o Estado e exerce funções políticas, executivas e administrativas, além de defender e representar seu estado.

Deputado Federal - Representante do povo no País, com mandato de 4 anos. Com função de legislar e fiscalizar os gastos públicos na esfera nacional, entre outras atribuições.

Senador - Representante do Estado-Membro da Federação, com mandato de 8 anos, com a função de legislar e fiscalizar os gastos públicos na esfera nacional, aprovar a escolha presidencial dos presidentes e diretores de empresas públicas, membros do poder judiciário e diplomatas, autorizar operações financeiras externas e condições de crédito, entre outras atribuições.

Presidente - Chefe do Executivo Nacional, com mandato de 4 anos. Administra a nação e exerce funções políticas, executivas e administrativas, além de defender e representar o país.

Quando vemos as promessas ou programas de governo de muitos candidatos, vemos que nem sempre se enquadram com as reais funções de seu pretenso cargo. Mas, será que seriam eleitos se focassem toda a campanha, única e exclusivamente, nessas funções mínimas? Será que sabem a real função do cargo a que concorrem?

Fonte: Zé Variedades

Nenhum comentário:

Postar um comentário